Reencarnação, mais uma chance que Deus nos dá

31/05/2015 19:08

por Alexandra Mariz*

"Por que uns nascem ricos, bonitos, saudáveis e outros feios, pobres e doentes? O que eu fiz para merecer tamanha infelicidade? Será que Deus se esqueceu de mim? Há, realmente, justiça Divina?"

Várias vezes já nos fizemos essas perguntas e, para uns, as respostas parecem não existir. Entretanto, o Espiritismo - doutrina dos Espíritos, codificada por Allan Kardec – esclarece todas essas dúvidas baseado no princípio de que Deus é infinitamente sábio, justo e bom, que nos criou simples e ignorantes e evoluiremos ao longo das várias existências.

A vida é como uma escola. Todos precisamos passar pelas várias séries e se falhamos em uma matéria temos que repeti-la novamente. Por isso a reencarnação é a oportunidade de voltarmos e fazer novamente algo que não ficou bem feito. A fim de alcançarmos a perfeição Deus criou a Lei da Reencarnação, que consiste em nascer, viver, morrer, tornar a nascer progredindo sempre. Mas para tal, Deus nos deixou o livre arbítrio, através do qual fazemos nossas escolhas. Durante a caminhada evolutiva cometemos muitos acertos, mas também inúmeros erros e é preciso retificá-los em algum momento - até mesmo em outras vidas. Daí entendemos que as dificuldades podem ser apenas as dívidas de um deslize passado.

Alguns questionam "Se vidas passadas existem, por que não lembramos?" Porque Deus, na sua grande misericórdia, permite que nos esqueçamos do que já foi vivido para que nesta existência possamos conviver com os desafetos de outrora e poder perdoá-los ou sermos perdoados, uma vez que almas afins se atraem e se identificam.

É a Reencarnação a fonte de esperança que nos alenta e encoraja na luta incessante do aprendizado e no caminho do bem.

* Alexandra Mariz é Evangelizadora infantil do Grupo Espírita A Caminho da Luz - Curvelo (MG)