Quem você ama de verdade?

16/11/2012 19:13

por Thiago Mariz*

Quem você ama de coração? A mãe, o pai, o irmão? Bem, é fácil falar "eu amo" quando é alguém muito próximo e de quem naturalmente gostamos, concorda? E seria até um absurdo cogitar algo tão natural quanto esse tipo de amor. Mas se somos todos filhos de Deus devemos amar todo mundo, não é o que diz a passagem “amai-vos uns aos outros”? Pois é aí que o bicho pega.

Amar aquele que fala mal de mim pelas costas? Pois é gente... quem disse que ia ser fácil? Mas não há outro jeito de vivermos uma vida de paz e felicidade, pois é isso mesmo que Jesus quer: que amemos todo mundo! Mas esse “amar” não é sair de mãos dadas por aí dando beijinhos, pois sabemos que temos afinidades mais com uns que com outros. Amar significa também desejar o bem a essa pessoa e respeitá-la. Será que a gente faz isso?

Quem é adolescente está aprendendo a viver a vida agora. E não é fácil conviver com os outros, mas temos que fazer uma forcinha para nosso bem. Se algo nos incomoda é melhor aproveitar agora para resolver o assunto do jeito certo. A vida é igual à escola: se não aprendemos uma lição a gente toma bomba e precisa repeti-la. Então para quê vamos perder tempo se podemos estudar um pouquinho para passar direto? Parece que sentimos prazer em sofrer!

Jesus deixou um manual de instruções fabuloso para nós, o Evangelho. Então que tal aproveitar para aprender um pouco? Não é fácil e nem vamos conseguir melhorar de um dia para o outro, mas é assim que se começa. Ninguém nasceu sabendo de tudo, mas Jesus deixou tanta informação boa que só não vê quem não quer. A vida é uma prova que nos cobra todo dia. Então vamos aprender as lições da melhor forma possível. Desejar ao nosso colega aquilo que queremos para nossas vidas é amar também e um bom começo. Experimente!


Texto baseado no capítulo XI, “Amar o próximo como a si mesmo” do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” de Allan Kardec.